quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um pouco da história de Teófilo Otoni. Comentários sobre seu julgamento.

Programa Via Justiça e ALMG discutem o julgamento de Teófilo Otoni...


Primeira parte



Teófilo Otoni é preso na batalha de Santa Luzia. Teófilo Otoni escolhe ser preso para defender a revolução liberal em 1830, a república que nascia contra a monarquia. O crime do mesmo foi conspirar contra a monarquia, ou crime comum, e delito comum. Quem era republicano era criminoso.


Segunda parte



A revolução liberal de 1830 a questão essencial era republicar a monarquia. A tentativa era buscar uma monarquia institucional. As propostas eram para alargar regras eleitorais, senado vitalício, acabar com eleições apenas para homens, proprietários de terras, processos eleitorais fechados.Apoiar a maioridade de Pedro II com 15 anos, e contra ministério conservador. Existia o poder moderador da corte.
Batalha de Santa Luzia e derrota de Teófilo Otoni em Santa Luzia por Duque de Caxias.
O recurso das armas foi avaliado como um erro por Teófilo Otoni. O julgamento político de Teófilo Otoni. Um juri conservador, mas que não resiste a defesa do próprio Teófilo Otoni

Terceira parte



Teófilo Otoni é absolvido por unanimidade. Recebe anistia em 1840. Teófilo Otoni fica desiludido com a política e então se volta para projetos de empreender no mucuri os seus sonhos. Em 1860 volta a cena política com a circular aos eleitores mineiros. O imperador nomeia Teofilo Otoni senador. Sonhos de Teófilo Otoni, a política é grandiosa, não aceito concessões, mas mantenho minhas convicções.Jornalista, fiel aos seus princípios.

Parte 4



A caneta da absolvição é entregue ao próprio Teofílo Otoni. A absolvição de Teófilo Otoni, foi um ato de rebeldia de Minas Gerais.

Um comentário:

  1. Desculpe se estou sendo indiscreta, porém esse Blog está muito desatualizado. Essa história de absolvição de Teófilo Otoni é muito arcaica. O texto redigido de maneira a deixar o leitor enfadigado. Façamos um texto interessante, atual, que mostre a história do Cine Teatro de maneira divertida, porque é assim que a arte tem que ser! Não é a toa que esse Bolg está TÃO esquecido! Não tem nada que faça com que as pessoas desejem ler e passar a diante a leitura!

    ....

    ResponderExcluir